-
Arquitetos: Urban Terrains Lab
- Área: 192 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Hyosook Chin
-
Fabricantes: Eagon Windows & Doors, Mora Ceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada nos arredores da cidade de Sejong, a nova capital administrativa planejada da Coreia do Sul. Os clientes eram jardineiros ávidos e arboristas amadores que queriam maximizar as conexões internas e externas da casa. Mas, por terem morado em prédios de apartamentos a maior parte de suas vidas, eles se preocupavam muito em manter a privacidade da rua e de seus vizinhos. Portanto, era importante que a casa se abrisse para a paisagem do jardim e as majestosas cadeias de montanhas Gyeryong, enquanto resguarda a casa da vista do público.
O projeto utilizou a qualidade transformadora do tijolo para criar uma barreira semelhante a uma fortaleza em direção à rua e às casas vizinhas, enquanto fazia a transição para uma camda mais permeável e aberta que permitia a expansão para as paisagens íntimas e distantes. A pele de tijolo envolve e se estende ao redor da pequena casa como uma fita estratificada, saindo de grossa a fina, de opaca a transparente, ajustando-se às demandas programáticas internas e também do local ao redor.
A pele de tijolo opaca, com o mínimo de aberturas possíveis, envolve a casa do lado da rua no lado leste e para o norte que dá para a casa vizinha, enquanto gradualmente se abre totalmente para o jardim e as varandas voltadas para o horizonte no canto sudoeste. A linha do telhado da fachada também se adequa conforme necessário para atender às demandas. Para o lado da rua, a linha do telhado está em sua elevação mais alta, buscando bloquear a visão dos painéis fotovoltaicos do telhado. A linha do telhado vai caindo para seu ponto mais baixo ao norte, permitindo o corredor de visão da casa vizinha. A ondulante paisagem do telhado da casa fornece um primeiro plano topográfico que soma ao plano de fundo geológico das montanhas Gyeryong na paisagem.
As curvas foram vitais para resolver os vários desafios de projeto. Primeiro, o cliente queria um layout específico para a casa, mas como estava tentando manter a área total dentro de um orçamento definido, era difícil estabelecer o espaço mínimo de circulação para o programa. Para que o layout de salas desejado funcionasse, foi necessário introduzir corredores curvos para conectar os espaços.
Em segundo lugar, as paredes externas curvas ao longo do muro de contenção norte permitiam mais espaço para circulação e luz para as áreas de serviço, enquanto a curvatura da parede de tijolo para o sul funciona como uma tela de sol e chuva, bem como um marcador de tempo através de suas sombras padronizadas. Terceiro, a mudança dos corredores curvos tornou possível criar uma abertura estendida entre os pisos para a circulação natural e vertical do ar durante o verão, bem como criar uma conexão entre os pisos para facilitar a comunicação.